Ações de endomarketing: funcionários mais satisfeitos

Um tema muito discutido hoje em dia no meio corporativo é a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho. Claro que há diversos pontos essenciais na busca da qualidade de vida dos seus funcionários, como políticas de home office, subsídio para cursos e horários flexíveis, mas existe um meio ainda pouco conhecido e utilizado para alcançar o bem-estar dos colaboradores: as ações de endomarketing.

O que são ações de endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia que implementa ações internas na empresa e tem a intenção de melhorar sua imagem perante os colaboradores. Através de ações como redes sociais internas, eventos e melhorias na comunicação interna, a empresa aprimora sua reputação e reduz a rotatividade do quadro de funcionários.

Muitas empresas não são claras com os trabalhadores e isso promove uma desmotivação geral. Segundo Vagner Sandoval, especialista em Gestão de Pessoas, Liderança e Coaching Executivo, “há um fator primordial, que é a transparência. É o ponto principal. Se a empresa for transparente, o funcionário pode se engajar mais”. As ações de endomarketing são meios de mostrar a transparência de sua empresa com os funcionários.

Como implementar essas ações?

Se a intenção é exatamente mostrar maior transparência e abertura na comunicação, as pessoas são o ponto chave. Aproximar gestores, gerentes, analistas e estagiários é essencial para garantir o sucesso das suas ações de endomarketing. Há vários modos de implementar essa estratégia, de acordo com a cultura da empresa e seus objetivos.

Escolha influenciadores externos

Quem melhor para contar a história da empresa do que os próprios colaboradores? 52% dos profissionais brasileiros não confiam completamente nos CEOs. Este dado mostra que é necessário dar mais voz a pessoas de outros níveis hierárquicos, mas como fazer isso?

Nós sabemos que os influenciadores são cada vez mais utilizados para fazer propagandas de marcas e causam impacto em quem vê os anúncios. É possível fazer o mesmo na sua empresa: escolha colaboradores queridos para serem os porta-vozes de suas ações de endomarketing. Selecione pessoas de diversas áreas e níveis, que se dão muito bem com os outros profissionais, e chame-as para participar das iniciativas e incentivar os colegas!

Use redes sociais corporativas

Muitas empresas proíbem o uso das redes sociais, mas essa é uma maneira de tornar o ambiente de trabalho mais rígido e deixar os colaboradores insatisfeitos. Invés de proibir o acesso, é possível usar as redes sociais a favor da produtividade.

Há várias opções de redes sociais internas disponíveis, inclusive o Workplace, uma ferramenta que funciona exatamente como o Facebook, porém, apenas para as empresas. Essas plataformas facilitam o contato entre colaboradores de diversas áreas e níveis hierárquicos, deixando a comunicação mais próxima e fácil, tornando-se um espaço para comunicados, organização de eventos e diálogos entre vários profissionais.

Ofereça recompensas para os colaboradores

Abrir mais a comunicação entre a empresa e os funcionários não vai impedi-los de focar em suas responsabilidades, muito pelo contrário, vai incentivá-los a trabalhar com mais satisfação. Uma das formas de encorajar o cumprimento das metas individuais e do time é através de recompensas como folgas e viagens de incentivo.

Esse é um método de mostrar para os colaboradores que a empresa reconhece a importância de seu trabalho e valoriza os resultados alcançados. Este tipo de ação de endomarketing promove o bem-estar dos funcionários e evita que estes fiquem estressados por falta de reconhecimento de seus gestores.

Organize eventos que promovem a integração

As ações de endomarketing também podem ser feitas através de eventos para seus colaboradores. Palestras e workshops são ótimos para incentivar o conhecimento, mas eventos de integração também podem ajudar na manutenção de relacionamentos profissionais e deixar os funcionários mais integrados e felizes.

Há várias opções de eventos que podem ser feitas, como cafés da manhã, happy hours, festa de fim de ano, amigo secreto, entre outros. Eles podem ser feitos em épocas específicas, em comemoração por clientes novos ou em dias aleatórios, fica a critério da empresa.

As ações de endomarketing são essenciais para estreitar os laços entre a companhia e seus colaboradores e ganhar sua confiança. Se você gostou das dicas, inscreva-se ao lado para não perder nenhum conteúdo da Flytour, a empresa que sempre te acompanha nas viagens corporativas.