O aumento do uso do chatbot em viagens corporativas

O mercado de viagens corporativas está cada vez mais desenvolvido e fazendo uso das últimas tecnologias disponíveis hoje. A inteligência artificial proporciona facilidades para os viajantes, as empresas e até as companhias aéreas. O uso do chatbot em viagens é uma das tendências para o mercado nos próximos anos.

De acordo com uma pesquisa da Salesforce, espera-se que o uso do chatbot em viagens, transportes e hospitalidade cresça, em média, 241% até o meio de 2020. Mesmo agora já é comum encontrar hotéis, companhias aéreas e agências de viagens que fazem uso dos chatbots em seus sites e redes sociais.

Como o público vê o chatbot em viagens

A tecnologia e inteligência artificial ainda são um assunto complexo para alguns viajantes. Uma pesquisa da 4ª edição do Egencia Travel and Technology Survey mostrou que apenas 55% dos viajantes de negócios estadunidenses afirmaram acreditar que os avanços da IA podem melhorar suas experiências em viagens.

Por outro lado, quando falamos do uso de chatbot em viagens, 66% dos respondentes de uma pesquisa da Zingle afirmam terem interagido com um chatbot ou assistente online no último mês, enquanto apenas 59% precisaram ligar para o serviço ao consumidor. 57% acreditam que o atendimento com humanos é mais efetivo, ou seja, um pouco mais da metade dos entrevistados.

Para muitos viajantes de negócios, as tecnologias são sinônimo de resolução rápida de problemas. 46% dos entrevistados pela Zingle afirmaram que escolheriam o chatbot para resolver problemas de maneira rápida.

“As pessoas estão dispostas a experimentar, eu acho que, acima de tudo, para evitar aguardar em filas, no telefone, ou na mesa do escritório”, diz Jason Hekl, Vice presidente de marketing da Zingle.

Atendimento humanizado aliado à tecnologia

Apesar do uso do chatbot em viagens estar aumentando cada vez mais, a realidade do Brasil ainda pede um atendimento mais humanizado.

As facilidades digitais são muito utilizadas pelos brasileiros. 77% do entrevistados na Pesquisa Global do Viajante Digital de 2019, da Travelport, acham útil a possibilidade de mudar o voo pelo celular e usar cartões de embarque digitais, por exemplo. A realidade aumentada e os assistentes de voz para viagens também já são utilizados por uma parcela grande de viajantes corporativos no Brasil.

Por outro lado, 86% da geração Z no Brasil sentem falta de falar com um ser humano durante um atendimento e 57% dos viajantes procuram profissionais de viagens para pedir informações.

De acordo com os dados do mercado de viagens no Brasil e do crescimento do uso do chatbot em viagens, a tecnologia é vista como um meio de acelerar processos e resolver problemas com facilidade. Porém, ter um atendimento humanizado à disposição dos viajantes ainda é essencial para as companhias aéreas, redes hoteleiras e outras marcas do segmento.

Aqui na Flytour, já adotamos o atendimento humanizado em parceria com as facilidades tecnológicas. Oferecemos um aplicativo que disponibiliza diversas funções e estamos sempre disponíveis para atendimento humanizado via telefone, WhatsApp ou e-mail. Fale com a gente para saber mais e ter acesso às nossas facilidades.