Mindfulness: o que é e como aplicar nas suas viagens

Mindfulness significa manter uma consciência momento a momento de nossos pensamentos, sentimentos, sensações corporais e ambiente circundante, através de uma lente gentil e estimulante. Também envolve aceitação, o que significa que prestamos atenção aos nossos pensamentos e sentimentos sem julgá-los, por exemplo, que existe uma maneira “certa” ou “errada” de pensar ou sentir em um determinado momento. Quando praticamos a atenção plena, nossos pensamentos se sintonizam com o que estamos sentindo no momento presente, em vez de reviver o passado ou imaginar o futuro.

Viajar é uma das experiências de vida mais gratificantes. Experimentar novos lugares, experimentar coisas novas e conhecer pessoas diferentes enriquece a vida ao lhe dar uma perspectiva mais ampla. Com benefícios como esse, é fácil esperar que a viagem seja perfeita o tempo todo.

Mas a realidade nos mostra que viajar também pode trazer consigo uma série de experiências desagradáveis. Viajar abala drasticamente sua rotina e expõe você a novos cenários que podem não acontecer como você pensa.

Esperar que as viagens sejam perfeitas é uma receita para a insatisfação. Mas se você mantiver a realidade em mente (que a viagem é cheia de surpresas), ela lhe dará a oportunidade de enfrentar os desafios de maneira consciente.

Colocar em prática o Mindfulness, melhora os aspectos gratificantes da viagem e, ao mesmo tempo, reduz suas possíveis desvantagens. Aqui estão algumas maneiras de aproveitar ao máximo suas viagens, abordando estas técnicas?

1. Troque suas expectativas por aceitação

Antecipando suas viagens, evite a tentação de criar expectativas sobre o que pode acontecer. Muitas vezes, as viagens não acontecem como esperado, então as expectativas geram insatisfação.

2. Saiba o que está sob seu controle e o que não está

Quando surgir um desafio, não resista ao fato de que ele existe. Aceite-o pelo que é e pergunte a si mesmo: há algo que eu possa fazer sobre isso? Você poderá tomar medidas para melhorar a situação ou não.

Se estiver fora do seu controle, abrace a realidade como ela é e siga em frente. Não adianta discutir com a realidade!

Por exemplo, se o seu voo estiver atrasado, não há nada que você possa fazer para mudar isso. Aceite a nova realidade, e aproveite ao máximo!

3. Medite em momentos de desconforto

Entre assentos de aviões apertados, mudanças climáticas repentinas e interações com pessoas desafiadoras, você nunca sabe quando uma viagem trará desconforto para você. Use esses momentos desconfortáveis ​​como uma oportunidade para praticar a atenção plena. Em vez de resistir ao desconforto, aceite que ele existe, reconheça que é temporário e respire para passar por ele.

4. Preencha o tempo de inatividade ficando presente

Esteja você viajando longas distâncias ou apenas esperando por reservas para o jantar, você certamente passará por um tempo de inatividade durante suas viagens.

Use esses momentos intermediários (como a espera) para ficar presente e preste muita atenção aos seus sentidos. Observe o movimento de pessoas e coisas ao seu redor, feche os olhos e ouça atentamente os sons do seu ambiente, faça uma meditação guiada em movimento, respirando profundamente e fazendo uma rápida varredura corporal para verificar a si mesmo.

5. Pratique uma alimentação consciente

Viajar geralmente significa uma mudança na dieta. Ao experimentar novos alimentos ou deliciar-se com guloseimas que você normalmente não prova em casa, reserve um tempo para desacelerar.

Pratique a alimentação consciente dando mordidas menores, mastigado mais devagar e saboreie. Preste atenção em como os sabores e texturas se desenvolvem e mudam conforme você experimenta.

6. Aproveite ao máximo cada momento

Abordar os momentos diários com atenção ajudará você a aproveitar ao máximo qualquer experiência que surja em seu caminho e prepara você para navegar pelos desafios com uma mente clara e pacífica. Desta forma, você poderá aprofundar a experiência de tudo que é agradável.

Então, da próxima vez que você estiver na estrada, tire um tempo para respirar e aprecie cada passo da jornada. E, embora essas dicas se apliquem especificamente a viagens, elas também são aplicáveis ​​no dia-a-dia!

Lembre-se: Para serviços e soluções em viagens corporativas, conte com a Flytour. Fale com nossa equipe para ajudar você a fazer sua viagem de negócios da melhor maneira.