Você sabe das últimas tendências na gestão de viagens corporativas? Então provavelmente já ouviu o termo ESG!

ESG, do termo em inglês Environmental, Social and Governance, que em sua tradução significa Ambiental, Social e Governança; sinaliza uma mudança na forma como as empresas abordam as questões de responsabilidade social corporativa. Neste post, detalharemos a definição de ESG e vamos explorar o tema para o seu programa de viagens corporativas.

O que é ESG?

Tradicionalmente, ESG é uma estrutura usada para considerar o impacto social e ambiental de uma empresa. Os principais aspectos do ESG são:

  • Ambiental– Este elemento se concentra no impacto ambiental de uma empresa. Ele pode incorporar tudo, desde emissões de carbono e eficiência energética até práticas de reciclagem, poluição da água e sustentabilidade da cadeia de suprimentos.
  • Social– Tem como foco o impacto social da empresa em termos de relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e stakeholders. Isso pode abranger tudo, desde o desempenho em diversidade, equidade e inclusão e até como a empresa promove o bem na comunidade em geral.
  • Governança– Centrada em políticas que equilibram metas financeiras com a responsabilidade social e ambiental e que impulsionam mudanças positivas. Isso pode incluir qualquer coisa, desde remuneração de executivos e contribuições políticas, até estratégia tributária e diversidade no conselho de administração.

Métricas ESG: medindo o sucesso

Enquanto os relatórios financeiros tradicionais informam as pessoas apenas sobre os números, os relatórios sobre ESG dizem muito mais sobre os valores de uma empresa. Hoje em dia, é aconselhável tratar os relatórios ESG com o mesmo rigor que você trata os relatórios financeiros. Aqui estão algumas áreas-chave de ESG que podem ser examinadas para determinar o sucesso:

Ambiente – Emissões de gases de efeito estufa e pegada de carbono; uso de energia na fabricação e produção; abastecimento sustentável; escassez de água; poluição do ar; desmatamento; produção e gestão de resíduos; responsabilidade da gestão para atingir as metas ambientais e climáticas.

Social – Representação de DE&I na liderança, gestão e restante da empresa; bem-estar dos funcionários; relações Comunitárias; a disparidade salarial entre homens e mulheres; retenção de funcionários e, quando apropriado, reciclagem; condições de trabalho e valores corporativos entre os fornecedores.

Governança – Representação de pessoas regularmente excluídas ao nível do conselho; a supervisão do conselho da estratégia climática da empresa; diretrizes de remuneração de executivos; práticas de contratação e integração; lobby político e doações; e estratégia tributária.

Como o ESG cria valor?

Adotar uma estrutura ESG pode melhorar seus negócios pois cria valor para as empresas por meio de crescimento, custos reduzidos, produtividade aprimorada, intervenções regulatórias reduzidas e maior capacidade de investimento. Por causa disso, é provável que o ESG se torne cada vez mais importante.

ESG e as Viagens Corporativas

Quando se trata de seu programa de viagens corporativas, o ESG exige uma mudança de mentalidade. Muitos programas de viagens já consideram o impacto de suas emissões, mas, focar em ESG significa pensar também no impacto social do seu programa e em sua estrutura de governança.

Uma das melhores maneiras de abordar isso é coletar os dados certos que permitem medir esse impacto em todos os aspectos. Por exemplo, seus dados de viagem ajudarão você a prever a demanda, ver quais viagens têm um impacto útil nos negócios, acompanhar as emissões, cuidar do bem-estar dos colaboradores, avaliar seu impacto de DE&I e muito mais.

Não importa em que negócio você esteja, é uma boa iniciativa construir um foco em ESG, que se tornará ainda mais importante em um futuro próximo. Para saber mais sobre o que isso significa para o seu programa de viagens corporativas, descubra como a Flytour pode ajudá-lo a obter dados para gerir e comunicar suas iniciativas ESG a seus colaboradores, fornecedores e clientes.

Não espere mais para definir as melhores práticas de ESG em seu programa de viagens corporativas, a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa se tornam cada vez mais importante no mundo.