Live marketing: como utilizar a nova ferramenta para ajudar o seu negócio?
Atualmente, os eventos corporativos acontecem nas mais variadas formas. É importante sempre reconhecer o valor que este recurso possui, principalmente quando os resultados atingidos são significantes e tangíveis. Entretanto, para que o investimento seja rentável, cada evento deve ser adequado ao objetivo estratégico da ação e seguir a risca os padrões da organização.
Os pontos positivos são muitos. Aprimorar o relacionamento dos participantes, profissionalizar os funcionários da empresa com cursos, e aproximar marcas de seus públicos, são apenas algumas das vantagens que as cerimônias corporativas possuem. Contudo, no mundo competitivo de hoje é necessário se destacar para ser lembrado, e isso significa proporcionar um contato positivo e marcante. Mas como fazer algo inesquecível?
O consumidor moderno é muito mais antenado e dinâmico, justamente graças aos avanços tecnológicos que possibilitaram um maior acesso a informação. No universo dos eventos, isto significa que proporcionar uma experiência memorável, é cada vez mais importante. E é aqui que entra a ferramenta live marketing: o marketing de experiência.
O mecanismo busca a interação viva entre empresas e público, focando na execução de ações diferenciadas que visam garantir momentos inesquecíveis. Os eventos são apenas uma parte deste mundo, que engloba também outros tipos de atividades promocionais, como por exemplo, lançamentos de produtos.
Mas agora você se pergunta: como utilizar as maiores estratégias presentes no live marketing nos eventos corporativos da minha empresa? Primeiro, é importante se ter em mente os mecanismos de maior destaque. Algumas das vertentes importantes são ações promocionais, feiras, congressos, ativação de marca, ações digitais e até flash mobs. Depois que estas forem mapeadas, é necessário definir como elas se encaixam à proposta de seu evento. Tanto o objetivo do encontro assim como o público-alvo são responsáveis pela adaptação dos métodos citados acima à sua dinâmica. Estes darão as rédeas para o que deve ou não ser feito, justamente, pois são os pilares do evento em si.
Agora que você já tem uma noção acerca do live marketing deve estar se perguntando: por que eu deveria usá-lo na minha empresa? Os benefícios da modalidade na verdade são muitos. Entretanto, é sempre relevante destacar alguns dos resultados mais impactantes que advém do uso do marketing de experiência.
A melhoria no relacionamento com o consumidor é o primeiro ponto que vêm à mente. Justamente por atuar na linha de frente com o comprador, o evento entra em contato direto com o mesmo, e é neste momento que surge a grande oportunidade: investir na relação com os colaboradores da empresa. A partir disso, a imagem da marca melhora, gerando um grande impacto e um maior número de vendas. Ou seja, todo processo de compra é afetado, e a rentabilidade de seu negócio cresce.
Mas o grande x da questão é a interação. Para obter sucesso na ação, é necessário investir na boa experiência. Isto pode ser feito através de diversas maneiras, mas é sempre bom se ter na manga um truque ou dois. Deixamos então, com este intuito, duas dicas essenciais: usar a tecnologia a seu favor, e a implementar a técnica de gamefication.
A primeira consiste em utilizar os recursos de ponta disponíveis no mercado para gerar um cenário de interatividade máxima. Crie cabines de fotos, estações com atividades 3D, ou até mesmo simuladores de realidade virtual. A ideia aqui é encontrar a solução mais viável para o seu budget que relembre a seguinte mensagem: surpreenda seu público com o futuro.
A segunda indicação, por sua vez, consiste no gamefication. Uma técnica ainda recente, mas muito atrativa, que consiste na aplicação da lógica de jogos para dinâmicas cotidianas. A atividade lúdica é responsável por grande parte do segmento de entretenimento, e não à toa: desafios apresentados num campo de realidade paralelo representam passatempos poderosos, justamente pois mexem com o quesito da interação. Ou seja, trazer a lógica lúdica para o ambiente corporativo pode, além de tornar as coisas mais leves e prazerosas, ser um grande ponto positivo para sua estratégia de live marketing.
E por fim, é sempre bom relembrar que a participação é o essencial. O público precisa se sentir motivado o suficiente para que a experiência no evento seja memorável. Assim, o engajamento com a marca se tornará uma realidade ainda mais próxima, que pode ser revertida em uma série de vantagens: aumento em vendas, lembrança de marca, e a construção de uma marca forte. Não fique de fora. Aplique o live marketing e obtenha resultados para sua empresa!