Como escolher os palestrantes do seu evento
Em uma era cada vez mais digital, organizar uma palestra para seus funcionários pode ser uma tarefa desafiadora. Com a grande variedade de webinars e cursos online na internet, chamar a atenção dos seus colaboradores presencialmente é essencial para garantir o aprendizado, e nisso entra uma grande questão: como escolher os palestrantes?
A escolha dos palestrantes será essencial e definitiva para o sucesso de sua palestra. Depois de definir o objetivo e um tema que tenha alta relevância para seu negócio, é hora de saber qual é o perfil certo de palestrante para alcançar o objetivo traçado. Mapeamos alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração na escolha:
1. Grandes currículos causam grandes impressões
Empresas renomadas, prêmios, cargos importantes, empresas próprias… Tudo isso faz diferença na impressão que seu palestrante deixa nos ouvintes. Você ficaria empolgado em aprender sobre tendências digitais com alguém do Google, divulgação de propagandas com alguém do Facebook ou novas tecnologias com alguém da Apple? Seus colaboradores também!
Na hora de ponderar como escolher os palestrantes do seu evento, o currículo pode ser uma ótima propaganda. Hoje em dia temos uma vasta gama de opções de palestrantes que podem ser facilmente encontrados com alguns cliques no LinkedIn. Escolha alguém com bastante vivência na área e incentive os funcionários a divulgarem.
2. Ter expertise no assunto é essencial
Não basta chamar um palestrante que seja formado na área de negócios da sua empresa, é preciso garantir que ele tenha expertise no tipo de assunto abordado. Se você quer falar, por exemplo, sobre negócios corporativos sob o viés da inteligência artificial, escolher alguém com formação em administração nem sempre é suficiente. É necessário chamar uma pessoa especialista em implementações digitais nessa área.
Para definir exatamente qual deve ser essa expertise, é só ir mais a fundo no tema. Na hora de defini-lo, é necessário evitar abrangências e selecionar coisas mais específicas que você quer que seus colaboradores aprendam. Invés de escolher um tema como “o mercado de viagens corporativas”, que é muito amplo, selecione tópicos mais nichados como “compliance em viagens corporativas”.
3. Escolha alguém didático e carismático
Apesar do carisma não ser o principal ponto na escolha de um palestrante, ele pode fazer toda a diferença no aprendizado dos colaboradores. Na era dos smartphones, uma das melhores maneiras de chamar a atenção dos ouvintes é convidando alguém que tem um jeito didático de explicar (de preferência que já tenha experiência) e transborde carisma.
4. Como escolher os palestrantes de acordo com seu orçamento
É claro que esse é um dos pontos principais na hora de pensar em como selecionar os palestrantes, pois alguns cobram mais e outros, menos. Para definir a pessoa ideal para palestrar no seu evento, pergunte se ela está disposta a participar de atividades adicionais, como uma sessão de perguntas, almoço com convidados, reuniões individuais e autógrafos de livros, por exemplo.
Além disso, questione sobre a possibilidade de divulgação da sua empresa nas redes sociais do palestrante. Se ele tiver um grande número de seguidores, essa pode ser uma oportunidade de divulgação do seu negócio.
5. Considere outros métodos de aprendizado
O consumo de vídeo na internet cresceu 90% nos últimos anos. Esse é um dado que não deve ser ignorado por sua empresa na hora de selecionar o palestrante do seu evento. Com o aumento da procura de cursos online, na hora de pensar como escolher os palestrantes é necessário considerar esse método de ensino.
Ao fazer sua lista com as opções, pergunte aos palestrantes se eles permitem a gravação das palestras para reprodução posterior. Alguns aceitam gravações se for apenas para divulgação interna (colaboradores da empresa), o que pode ser uma ótima opção para quem não conseguir comparecer à palestra ou novos funcionários.
Essas são algumas dicas de como escolher os palestrantes certos para seu evento. Aqui no blog Viagens a Negócios falamos sobre diversos temas do mundo corporativo. Para não perder nenhum texto, inscreva-se ao lado!