Como aplicar Business Intelligence em eventos corporativos?
Com a crescente expansão da tecnologia e novas facilidades, surgiram vários meios de dar um upgrade na gestão da empresa. Abreviada como BI, o business intelligence em eventos corporativos pode ajudar muito tanto no planejamento como na divulgação, desenvolvimento e até no pós evento.
Mas o que é Business Intelligence?
O Business Intelligence, também chamado de BI, nada mais é do que aliar tecnologia e inteligência à sua empresa. Não basta apenas implementar uma ação, é necessário avaliar se ela é realmente compatível com seus objetivos e, após o evento, verificar se ela foi, de fato, efetiva.
Ter um setor de Business Intelligence na sua empresa é essencial para tomar atitudes da forma mais econômica e assertiva possível. A equipe de BI é a responsável por avaliar dados e estatísticas, sugerir melhorias nos processos e gerar relatórios que comparam números.
Como incorporar o Business Intelligence em eventos corporativos?
O BI deve estar presente em todos os passos dos eventos corporativos: desde as primeiras tomadas de decisão, passando pela divulgação do evento, desenvolvimento e terminando com os relatórios que avaliam a efetividade do evento.
1. Planejamento e organização do evento
Na etapa de planejar e organizar seu evento, o BI será muito útil para descobrir qual é seu público alvo e como atingi-lo. O estudo sobre padrões de comportamento, preferências do seu público e tendências atuais vão ajudar na hora de realizar um evento corporativo coerente e efetivo.
Através de estatísticas, números e estudos, sua equipe de Business Intelligence vai auxiliar com insights para que tudo esteja de acordo com os objetivos: desde palestrantes a assuntos de interesse do público.
2. Divulgação do evento
É hora de utilizar a tecnologia a seu favor! Com a divulgação offline, por meio de flyers e panfletos, não é possível mensurar qual foi o público atingido e a efetividade da divulgação.
Hoje em dia, as marcas e empresas estão investindo cada vez mais na publicidade online e, com uma equipe de BI, você pode se beneficiar muito disso. É possível divulgar seu evento pelas redes sociais e realmente avaliar se o anúncio está sendo visto.
Com o business intelligence, você consegue fazer essa divulgação escolhendo um objetivo (seja awareness, engajamento ou outro), o público que será impactado (nas redes sociais, é possível patrocinar publicações especificamente para um público de interesse) e avaliando se os resultados estão sendo alcançados.
3. Desenvolvimento do evento
Sabendo das tendências de mercado e interesses do seu público, você conseguirá de fato inovar e tornar a experiência das pessoas inesquecível. O business intelligence em eventos corporativos vai te ajudar a fazer escolhas mais assertivas.
Não se esqueça de sempre incentivar os participantes do evento a compartilharem suas experiências nas redes sociais utilizando uma hashtag específica, assim também será possível mensurar o número de menções ao evento.
4. Pós evento
Como avaliar se o que foi feito de fato foi efetivo? Com o business intelligence em eventos corporativos, será possível comparar resultados, analisar números e saber, com bases concretas, o que deu certo e o que precisa ser melhorado.
Através de um relatório completo, feito pelo time de BI, você saberá o que pode melhorar nas próximas divulgações e o número de pessoas que interagiram com as atrações do evento; Além disso, é possível avaliar questões como meio ideal para compra de ingressos, principal rede social na divulgação, quantos participantes descobriram sobre o evento através de um e-mail marketing, entre outros.
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