Como as ferramentas de IA estão mudando as viagens corporativas

As ferramentas de inteligência artificial (IA), como por exemplo, o ChatGPT, tornaram-se nomes conhecidos, atraindo usuários de todas as idades e origens. Estas inovações prometem aumentar a produtividade e a personalização e, no que diz respeito às viagens corporativas, a IA está mudando a forma como reservamos e vivenciamos as viagens.

Incorporar IA na estratégia tecnológica não apenas garante que continuemos a oferecer benefícios importantes aos nossos clientes de maneira mais eficiente e personalizada, mas também para atender às necessidades e expectativas em rápida mudança dos viajantes e do ambiente de viagens.

Navegando no futuro das viagens

Embora muitas vezes ouçamos muito sobre IA em viagens corporativas e sua influência na personalização, seu impacto real é muito maior.

Mas o que acontece quando todos usam ferramentas e métodos avançados, criando IA’s mais sofisticadas, como chatbots, algoritmos de pesquisa de viagens personalizados, modelos de preços flutuantes para companhias aéreas, de tarifas de hotéis e tudo mais?

Estamos nos aproximando de um momento em que os fornecedores da cadeia das viagens a negócios terão a capacidade para implementar mecanismos de recomendação sofisticados, ofertas dinâmicas, limites de redefinição de preços e muito mais. Estes avanços irão atrair ou incentivar os viajantes a fazerem compras de viagens com base em incentivos dinâmicos gerados pelos indicadores das IA’s.

Imagine que você trabalha com hotéis parceiros preferenciais para receber tarifas negociadas e valor agregado e, de repente, um novo hotel direciona seus viajantes frequentes com experiências gastronômicas únicas, tratamentos de spa ou uma sessão de treinamento pessoal, tudo isso baseado nas preferências pessoais de cada viajante e alinhadas as políticas da sua empresa.

As políticas de viagens, a visibilidade das tarifas e o processo desde a reserva até a viagem passarão por transformações substanciais. Manter as coisas rápidas e simples com toda essa complexidade subjacente não é pouca coisa, mas estamos entusiasmados com as oportunidades que a IA pode oferecer neste espaço e com o progresso gerado com recomendações e resultados de pesquisa mais inteligentes que oferecem benefícios tanto para os viajantes quanto para o seu programa de viagens corporativas.

Como a IA pode apoiar um futuro mais sustentável?

Abordar se a IA pode contribuir para um futuro mais sustentável para as viagens requer primeiro uma exploração dos fatores que influenciam as emissões de carbono associadas ao processo de viagem.

Aeronaves envelhecidas e aviões maiores que retêm sujeira e umidade contribuem para o aumento do consumo de combustível durante a decolagem, pouso e voo. Os motores mais recentes, com maior eficiência de combustível, apresentam uma alternativa mais amiga do ambiente. A configuração dos assentos, incluindo a distribuição entre os assentos da primeira classe, da classe executiva e da classe econômica, também desempenha um papel importante na influência do peso e da eficiência de um avião.

Além disso, os fatores de carga de passageiros e de carga são considerações críticas. Embora os aviões mais cheios possam pesar mais, eles contribuem para a redução das emissões por passageiro. As companhias aéreas com taxas de ocupação consistentemente elevadas demonstram maior sustentabilidade em comparação com aquelas que operam vários aviões meio vazios.

Então, como a IA é usada ​​para apoiar coisas como manutenção de aeronaves, carga de passageiros e eficiência de combustível?

Para manutenção, pode ser usada para prever problemas analisando dados como registros de voo e diários de bordo. Utilizando big data de monitoramento de condições e soluções preditivas, como uma IA baseada em imagens, por exemplo, será possível detectar com eficiência anomalias que podem representar desafios para a detecção humana, melhorando as práticas de manutenção.

Na gestão operacional, a IA garante reservas de voos ideais através da gestão de receitas e preços dinâmicos. Os algoritmos aproveitam dados históricos, distância de voo e disposição a pagar, maximizando a receita de vendas e mantendo a capacidade de voo.

É o início de um novo capítulo na inovação tecnológica

A integração da IA ​​ nas viagens corporativas não é apenas uma tendência, mas uma força transformadora que remodela o cenário da eficiência, sustentabilidade e personalização. O cenário das viagens em evolução introduz desafios para políticas de viagens, processos de reserva e visibilidade de tarifas, exigindo o abandono de ferramentas desatualizadas.

À medida que abraçamos estes avanços tecnológicos, a Flytour continua empenhada em proporcionar uma experiência de viagem que seja eficiente, sustentável e personalizada para todos os viajantes. O futuro das viagens está, de fato, a ser moldado pela integração perfeita com a Inteligência Artificial. Compreendemos que estamos no início de um novo capítulo na inovação tecnológica e estamos entusiasmados com as oportunidades que temos pela frente para os nossos clientes e parceiros fornecedores.