Compliance nas viagens corporativas, saiba como garantir
Uma gestão transparente é essencial para que uma empresa tenha uma boa reputação no mercado, entre seus colaboradores e até na mídia, além de evitar comprometimentos que podem resultar em complicações jurídicas.
Se você está no meio corporativo, talvez já tenha ouvido a palavra “Compliance”, que quer dizer “agir em sintonia com as regras”. Essa ferramenta nada mais é do que um método efetivo de evitar que sua empresa responda por atos de corrupção envolvendo sócios, funcionários diretos ou terceirizados.
Em 2010, uma pesquisa da International Finance Corporation revelou que 38% dos investidores aceitariam pagar um prêmio de até 20% adicionais no valor de ações de empresa que possuem alto grau de transparência. Por isso, cada vez mais empresas estão priorizando o fechamento de acordos e negócios com companhias que adotam a política de gestão transparente através da compliance.
A compliance também é essencial no planejamento das viagens corporativas, garantindo uma boa política não só no que se refere à parte financeira, como também à conduta dos colaboradores envolvidos na viagem. Saiba quais são os passos para garantir uma gestão transparente através da compliance nas viagens corporativas:
1. Políticas de viagens da empresa
A boa política de viagens de uma empresa envolve desde o orçamento até instruções de conduta. Para isso, é necessário estabelecer pontos como a compra de passagens, o reembolso de valores (envolvendo custos com alimentação, transporte e gastos extras), as responsabilidades do viajante com documentações, a prestação de contas e normas que devem ser seguidas pelos profissionais no contato com clientes ou contratação de serviços.
Para garantir que todos os pontos sejam contemplados, o ideal é entrar em contato com uma consultoria que elabore e revise com cuidado as diretrizes que serão seguidas pelos profissionais durante a viagem corporativa
2. Gestão e controle de custos
A compliance nas viagens corporativas também se reflete na redução e controle de gastos. Quando as diretrizes das políticas de viagem estão claras para os colaboradores, a chance de haver uso inadequado dos recursos de uma empresa diminui.
Uma política de reembolso clara evita gastos desnecessários e não relacionados ao trabalho, por isso, após a viagem corporativa, é necessário exigir a apresentação das notas fiscais que comprovem os gastos que o colaborador teve durante a viagem.
3. Relatórios gerenciais
Acompanhar os resultados das viagens corporativas e divulgá-los com transparência é essencial para aperfeiçoar os processos e verificar a eficácia dos direcionamentos aos colaboradores.
Um relatório completo conta com comparativos entre centros de custos, economia obtida e não obtida, tarifas comparativas, desvios de política e um comparativo completo ano a ano.
4. Fornecedores transparentes
O último passo para garantir a eficácia da compliance nas viagens corporativas é selecionar parceiros que também adotam medidas de transparência. A escolha de fornecedores que atuam com ética pode evitar que sua empresa fique com uma má reputação ou tenha que lidar com o forjamento de documentos. Priorize sempre a boa imagem da sua companhia!
Para garantir a eficácia dessas medidas e gerenciar suas viagens corporativas de forma transparente, escolha uma companhia especializada: A Flytour. Comente para saber mais ou entre em contato conosco!