Dicas de etiqueta em viagens a negócios internacionais

Quem já trabalha no mundo corporativo há algum tempo sabe que existem maneiras corretas de se comportar durante uma reunião interna ou com clientes e até mesmo no dia a dia do trabalho. A etiqueta em viagens a negócios também deve ser seguida para garantir um negócio bem sucedido.

Em viagens internacionais é ainda mais importante se atender às regras de etiqueta em de cada país. O Brasil tem uma cultura muito diferente dos países asiáticos e, muitas vezes, até de países um pouco mais próximos, como os Estados Unidos da América. Saiba mais sobre cada um deles.

A etiqueta em viagens a negócios ao redor do mundo

Estados Unidos da América

Dê gorjetas

Nos EUA a gorjeta funciona de outra maneira. Enquanto aqui, a taxa já vem embutida na nota fiscal e é opcional, no solo norte-americano é uma questão de educação pagar uma taxa entre 15% e 20%, especialmente em um contexto corporativo.

Evite contato corporal

Enquanto os brasileiros são mais intimistas e calorosos, os estadunidenses preferem manter certa distância. Jamais dê um abraço e um beijo no rosto de alguém que você conhecer em uma reunião corporativa, pois isso pode ser interpretado como uma forma de assédio.

Ásia

Cuidado com sinais com a cabeça

Ao contrário do que estamos habituados, em alguns países como Índia e Afeganistão, balançar a cabeça para os lados significa sim e levantar e abaixar significa não. Tome cuidado com os sinais!

Aceite os convites

A socialização fora do ambiente de trabalho é importante em alguns países asiáticos como o Japão e é considerado pouco polido e desrespeitoso recusar um convite, podendo impactar negativamente nos negócios. Portanto, aceite os convites que receber.

Seja discreto

Os brasileiros adoram descontrair no ambiente de trabalho com piadas e brincadeirinhas, mas os asiáticos não. Evite chamar atenção para si quando for desnecessário e siga a conduta dos demais participantes da reunião.

Europa

Cuidado com a língua nativa

Uma etiqueta em viagens a negócios na França é falar em francês ou avisar, na língua francesa, que você precisará se comunicar em outra língua. Peça desculpas antes de iniciar a conversa. Isso será visto como um sinal de respeito pelos franceses.

Vista-se formalmente

Em alguns países, como Londres, é esperado que todos na reunião vistam-se formalmente, com ternos, camisas e tailleurs. Lembre-se também de sempre se referir às pessoas pelo título (Mr. ou Ms.) e o sobrenome.

Países Árabes

Cumprimente da forma correta

Em algumas regiões, como a Índia, há o predomínio da religião muçulmana. Para cumprimentar o anfitrião da reunião, junte as palmas das mãos e incline levemente a cabeça.

Atente-se aos trajes

A negociação com mulheres ainda não é muito comum no país, mas nas reuniões que elas participam, devem vestir trajes discretos, como saias mais longas, cores pastéis e peças de roupas fechadas.

Todas as regiões

Seja pontual

Segundo o psicólogo Robert Levine, o Brasil é um dos líderes nos atrasos em todo o mundo. Aqui, se atrasar alguns minutinhos pode não ser um problema em uma reunião de negócios. Porém, na maioria dos países, isso é mal visto e pode prejudicar as negociações. Sempre se programe para chegar com antecedência e evitar atrasos.

Observe o comportamento dos demais participantes da reunião

Se estiver em dúvida quanto a algum comportamento, observe os nativos. Na hora de cumprimentar, por exemplo, não estenda a mão se o anfitrião apenas acenar com a cabeça. Não fale alto se todos estiverem falando baixo. Observando as pessoas do país, será mais fácil seguir a etiqueta em viagens a negócios internacionais.

Gostou das dicas? Inscreva-se para receber nossos textos em primeira mão!