Digitalização: a megatendência mundial que determina o sucesso do seu evento

Digitalização é uma das 14 megatendências mundiais, ou seja, é uma das mudanças de longo prazo previstas para os hábitos da população mundial. Essas mudanças impactam o mercado de diversos setores. Isso também significa que, do presente até o futuro, mesmo aquele breve, tudo que envolver digitalização estará em alta.

Mas isso aconteceu por causa da pandemia, certo? Na verdade, não é bem assim. Digitalização já era considerada uma megatrend há certo tempo, desde que estamos vivendo a chamada “Transformação Digital”, e, assim como muitas outras tendências, essa foi intensificada pela pandemia do novo coronavírus desde o início de 2020.

Organizações de todo o mundo estão tendo que adaptar suas negociações, operações, vendas e entregas para os modelos mais digitais possíveis. Essas adaptações podem ter sido simples para alguns setores, mas também muito complexas para outros. Dentre os setores mais atingidos pela crise causada pelo vírus estão o de eventos e o de viagens, mas o que será que eles têm em comum?

Independente do setor, todas as empresas estão precisando se reinventar – e isso fica mais evidente para aquelas onde via-se que a digitalização seria mais difícil – mas o fato é que existe um elo entre os mercado de eventos e turismo, afinal muitas viagens aconteciam e ainda acontecem devido aos eventos, sejam eles particulares, corporativos, educacionais, etc…

Neste contexto, se a sua empresa conseguir oferecer um evento de qualidade aos seus clientes, colaboradores, fornecedores – ou qualquer que seja o público alvo – obterá sucesso. Isso porque, mesmo com a cultura do home office sendo cada vez mais consolidada nos últimos meses, passar a mesma ou melhor experiência de um evento presencial é um grande desafio. As pessoas têm maior dificuldade de concentração nas palestras; o ambiente de casa possui diversas necessidades de atenção; você como participante não consegue sentir o cheiro e nem escutar com perfeição o som das pessoas chegando e se comunicando; também não consegue sentir o ar climatizado; nem observar cada detalhe que foi preparado com tanto carinho pela organização. Nessa nova realidade, um evento que poderia ser a chave para a aquisição de novos clientes ou fechamento de inúmeras parcerias pode parecer só mais uma reunião online feita de shorts e pantufa.

Outro aspecto importante das tendências mundiais é que elas não são passageiras como meras mudanças temporárias, elas vem pra ficar. E é assim que chegam os moldes de eventos on-lines e híbridos. Logo, contar com uma boa equipe que garanta que seu evento seja realizado com a maior qualidade possível é o que vai diferenciar seu negócio no mercado. De empresas maduras e bem consolidadas a startups: todas precisarão se destacar no mundo digital.

Quais cuidados preciso tomar então para que meu evento ocorra com êxito? O primeiro passo é definir os moldes que ele terá. Isso significa que não basta apenas transmiti-lo. Você precisa se assegurar que a plataforma escolhida é a ideal, que as pessoas terão espaço para interagir entre si e com as atrações e – ao mesmo tempo – que elas não vão tomar mais tempo  que o previsto e fazer seu cronograma se perder. Na sequência, lhe perguntamos: os equipamentos disponíveis darão conta das suas necessidades? A conexão de internet, os recursos disponíveis, a qualidade da imagem e do áudio serão preservadas? Não basta que esses itens estejam bons, eles precisam estar ótimos, vistos a necessidade de captar a atenção e fornecer uma boa experiência para quem participa do quarto ou sala de casa.

Quer mais dicas para migrar seus eventos para o modelo online ou híbrido? A equipe Flytour está aberta para esclarecer e ajudar nos passos para essa nova realidade. Confira o vídeo e entenda como você pode ter um evento de sucesso com o apoio de uma das maiores agências de viagens da América Latina.