Wi-fi aberto: não coloque sua segurança em jogo
Quando em viagens corporativas é muito comum se conectar a redes abertas. Seja em aeroportos, cafés, praças locais ou até mesmo lobbys de espera, a sensação de navegar de graça sem precisar descobrir a quem pertence o wi-fi, é tentadora. Mas, é importante se ter em mente alguns riscos que estas situações nos proporcionam, principalmente quando o que está em jogo é algo maior: a segurança de toda sua empresa.
Ataques de hackers parecem uma realidade distante, mas na verdade são apenas resultados de descuidos. Podem acontecer com qualquer um, a qualquer momento; basta um deslize. E é aqui que mora o perigo. Por meio dos hotspots desprotegidos é possível realizar uma troca de dados. Informações pessoais, como senhas de banco, mensagens privadas e até mesmo documentos armazenados no seu dispositivo, podem ser alvo fácil para um habilidoso entusiasta da tecnologia. Com apenas alguns clicks, suas atividades cibernéticas podem ser rastreadas e você acaba vítima de um golpe.
Mas para que isso não aconteça, é necessário se manter atento à alguns fatores. Cuidados extras nunca são demais, e é por isso que deixamos aqui algumas dicas para você se proteger! Confira abaixo:
1. Veracidade da rede
A regra de ouro é evitar ao máximo se conectar a redes sem senhas. Assim você não se expõe de maneira desnecessária. Entretanto, às vezes, quando frequentamos estabelecimentos públicos não podemos escolher qual wi-fi utilizar, estamos à mercê dos donos dos lugares. Então, é sempre recomendável que você pergunte qual é o wi-fi do local antes de sair se conectando por aí. Assim você garante a veracidade da conexão, e evita futuras dores de cabeça.
2. Configuração em computadores
Quando utilizando computadores, uma das maneiras mais simples de se proteger é configurando a rede de maneira apropriada. Ao se conectar, é sempre necessário informar ao sistema operacional que você está adentrando um wi-fi público e que não deseja compartilhar arquivos com outras pessoas. Esta medida pode parecer irrelevante, mas garante sua segurança diante de possíveis ameaças, à medida que protege seu computador do acesso de qualquer membro da rede.
3. Mantenha seu sistema operacional atualizado
Ao utilizar o dispositivo móvel é necessário sempre mantê-lo atualizado. Isto garante um conserto nas falhas de segurança das versões anteriores, e consequentemente uma proteção maior para os seus dados. Consulte as configurações de seu celular e certifique-se de que está tudo em sua última versão. Fique atento!
4. Soluções antivírus
A barreira mais eficaz entre o usuário do wi-fi aberto e o hacker, é o antivírus. Um ataque geralmente acontece através do chamado “vírus” de computador, e hoje em dia se prevenir é ainda mais fácil. Ao contatar agências de antivírus, você terá as portas do seu dispositivo vigiadas, e nenhum intruso desconhecido invadirá sua privacidade. Garanta sua proteção baixando um software de vigia digital.
5. Utilize VPN
E, por fim, instale uma VPN, Virtual Private Network. Assim, é possível navegar de maneira segura e anônima, através de um túnel na internet, onde cibercriminosos não podem te atingir. Justamente pois opera sobre o princípio de proteção, uma rede VPN garante a segurança de seus dados, e te protege de futuros ataques.