Jet Lag em viagens corporativas: dicas para amenizar os efeitos

Se você costuma viajar com frequência para locais com fusos horários diferentes do Brasil, provavelmente já sentiu uma sensação de cansaço e fadiga. Esse é o efeito do jet lag em viagens corporativas. “Este é o termo popular para dissincronose, uma alteração no nosso ciclo circadiano, responsável pelo funcionamento do organismo”, explica Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA.

Porém, é importante chegar ao seu local de destino com disposição. Muitas vezes, as reuniões de trabalho se iniciam poucas horas depois da aterrissagem do voo no seu destino e aparecer com sinais de cansaço pode ser mal visto por outros profissionais.

Como amenizar os efeitos do jet lag em viagens corporativas

1) Se ajuste ao novo fuso horário antes de chegar

Uma semana antes da sua viagem, procure mudar seus costumes diários para se ajustar aos poucos à nova rotina. Comece alterando os horários das refeições e do sono. Aos poucos, adicione ou atrase 1 hora, assim, no dia da viagem, seu corpo já estará mais acostumado ao fuso horário do destino.

2) Mantenha-se hidratado

Beber a quantidade indicada de água diariamente oferece benefícios para seu intestino, te deixa mais disposto, evita problemas nos rins e até ameniza os efeitos do jet lag em viagens corporativas.

A desidratação facilita a fadiga e o cansaço. Antes da viagem, aposte em beber muita água, comer frutas e tomar sucos. Evite consumir álcool, pois bebidas alcoólicas desidratam o corpo.

3) Evite cochilos fora de hora

Dormir em pequenas parcelas em horários alternativos pode ser tentador, mas favorece muito o jet lag em viagens corporativas.

Se sua viagem for ocorrer durante a madrugada, aproveite para dormir no avião, mas evite cair no sono ao chegar no hotel. Prefira dormir apenas no horário local.

4) Faça exercícios leves

Ao chegar no seu país de destino, procure fazer exercícios leves, de preferência na luz do sol. O corpo tem mais facilidade para se adaptar quando recebe luz natural.

Se você chegar no seu destino durante o dia, faça uma caminhada leve em torno do hotel. Isso vai te ajudar a combater o jet lag em viagens corporativas e você ainda pode conhecer um pouco mais dos arredores.

5) Cuide da sua alimentação

Alimentos pesados, gordurosos ou com muito açúcar podem atrapalhar a qualidade do seu sono e até comprometer sua saúde mental, além de favorecer o aparecimento de algumas doenças.

Garantir uma boa alimentação vai te ajudar a ter um sono regulado e minimizar os impactos do jet lag em viagens corporativas. Antes da viagem, procure ter uma alimentação balanceada e ingerir frutas, verduras e legumes.

“Exagerar na comida acaba adiando o estágio de sono profundo, algo que pode favorecer o surgimento de refluxo e outras doenças que prejudicam o sono globalmente”, Dr. Alfredo Lara, otorrinolaringologista do Hospital CEMA.

Gostou das nossas dicas? Aqui no nosso blog, sempre postamos conteúdos de relevância para quem faz viagens corporativas. Se inscreva para receber nossos textos em primeira mão!