Passagem aérea de última hora: Quais são os custos?
Quem viaja com frequência sabe que uma passagem aérea de última hora costuma sair um pouco mais caro do que as compradas com antecedência. Porém, quando falamos de negócios, sabemos que nem tudo é decidido com tempo e às vezes é necessário fazer uma compra inesperada de passagens aéreas.
Há algumas medidas que podem ser tomadas para incentivar seus colaboradores a sempre se planejarem com antecedência para as viagens corporativas e reduzir gastos na empresas.
As vantagens de comprar passagens aéreas com antecedência
Pesquisas da ARC e Egencia mostram que as empresas podem ter uma economia de mais de 60% em passagens aéreas compradas com pelo menos 22 dias de antecedência.
A passagem aérea de última hora pode pesar no bolso da empresa. Porém, apenas 29% das passagens adquiridas por empresas são compradas com essa antecedência, porque muitos colaboradores não se organizam para fazer a compra com mais tempo ou não há políticas de viagem clara nas empresas.
Como evitar a compra de passagem aérea de última hora
Reduzir gastos e controlar orçamentos é essencial para uma empresa sobreviver à economia e garantir lucros. Uma das formas de fazer isso é através da criação da política de compra antecipada de tickets aéreos.
De acordo com dados da Egencia, companhias que possuem políticas de compra antecipada conseguem evitar o custo de uma passagem aérea de última hora: os funcionários são 20% menos inclinados a fazer a compra no último momento em viagens internacionais.
A política de compra antecipada não precisa ser severa, para garantir seu cumprimento, basta uma conversa clara sobre as políticas com os funcionários que reservam passagem aérea em cima da hora.
Essa política pode estar inclusa na política de viagens corporativas, que determina regras desde o planejamento até a volta dos colaboradores. Para elaborar esse documento, é necessário levar em conta os objetivos da empresa, as diretrizes dos processos e o limite de orçamento. Dessa forma, ficará mais claro para os funcionários como as viagens corporativas devem ser planejadas da melhor forma para eles e para a empresa.
Outras formas de reduzir gastos nas viagens corporativas
Além da criação de uma política de compra antecipada clara, há outras formas de reduzir gastos em viagens corporativas. Uma delas é através da organização de prestação de contas de viagens corporativas. Parcerias e convênios com hotéis e restaurantes podem ajudar a reduzir os custos totais das viagens.
Outra maneira de cortar gastos é fazendo a integração da gestão de viagens com despesas corporativas. Empresas que fazem isso podem obter até 30% em savings. Para isso, é essencial uma comunicação clara entre equipes, boa organização e utilização das ferramentas certas, como o sistema E-Corporate Plus, utilizado aqui na Flytour.
A gestão de bilhetes não voados também deve ser realizada para organizar as finanças das viagens corporativas. Não é raro o cancelamento de reuniões e viagens por causa de imprevistos, mas nem tudo está perdido. Os bilhetes não voados podem ser remarcados, basta dar sempre preferência para companhia aéreas que possuem políticas flexíveis.
Aqui na Flytour oferecemos consultoria para elaborar ou revisar sua política de viagens, identificação de oportunidades e redução de despesas, gestão e controle de custos e muito mais. Entre em contato com a gente e garanta boas decisões nas viagens corporativas.