Quem é o consumidor do futuro?
O mercado de viagens corporativas é muito amplo quando falamos de novas possibilidades e tecnologias. Há muito espaço ainda para implementarmos cada vez mais recursos como o Business Intelligence e a inteligência artificial no geral, e é com isso que vamos atingir o consumidor do futuro.
Esses consumidores do futuro estão cada vez mais procurando por uma experiência livre de problemas e atritos, mais simples e personalizada. Para Shawn Dubravac, conhecido por ser um grande lançador de tendências, os consumidores querem uma experiência que misture abordagens inovativas e proponha novos jeitos de pensar sobre as coisas.
O consumidor do futuro e a tecnologia
A tecnologia proporciona cada vez mais facilidades para os viajantes. Através do uso da inteligência artificial é possível realizar uma organização de gastos de forma mais fácil, compras diretamente pelo smartphone, rastrear pagamentos, seguir políticas de compliance de forma mais efetiva, entre outras facilidades.
Porém, é necessário inspirar a confiança dos consumidores para poder colocar toda essa tecnologia em prática. Apesar de 66% dos viajantes gostarem de fazer suas reservas em qualquer dispositivo, apenas 55% afirmaram acreditar que os avanços da inteligência artificial podem melhorar suas experiências de viagens.
Dakota Smith, head de growth da Hopper, acredita que uma das formas de conquistar a confiança do consumidor do futuro é aliar uma tecnologia inovadora com dados e serviços transparentes. Foi dessa forma que a Hopper faturou $100 milhões através de uma plataforma que existe apenas em formato de aplicativo.
O consumidor do futuro espera serviços personalizados
O uso da tecnologia e transparência para facilitar a experiência da viagem a negócios não basta para o consumidor do futuro. Os Millenials e a Geração Z procuram cada vez mais uma experiência personalizada, com opções que podem ser customizadas.
Essas gerações são nativas digitais e estão acostumadas a fazer uso de apps para mobile, plataformas online, inteligência artificial e realidade virtual, mas como tornar esse ambiente “frio” mais humanizado?
Um estudo feito pela Accenture diz que 68% dos brasileiros preferem resolver seus problemas diretamente com pessoas em canais online. Porém, 86% dos consumidores trocaram de fornecedor quando foram mal atendidos. Ou seja, o roteiro “robótico” de perguntas pode causar frustração no consumidor do futuro e fazer com que ele procure outras empresas.
O atendimento humanizado é muito valorizado pelo viajante brasileiro. Segundo dados da Pesquisa Global do Viajante Digital de 2019, da Travelport, 86% dos viajantes da geração Z no Brasil sentem falta de falar com um ser humano durante um atendimento e 57% recorre a profissionais de viagens para pedir informações.
A melhor forma de garantir um atendimento tecnológico e humanizado é fazendo a união dos dois mundos: o físico e o digital. “As linhas entre o mundo físico e o digital estão cada vez mais tênues. (…) Estamos introduzindo um novo jeito, um novo paradigma de interação com computadores. Estamos usando voz, estamos usando sistemas automatizados [e] chat bots”, diz DuBravac.
Aqui na Flytour, possuímos mais de 4 décadas de experiência e diversos prêmios conquistados em reconhecimento à excelência dos serviços prestados. Além das facilidades tecnológicas do nosso aplicativo, estamos sempre disponíveis para atendimento humanizado via telefone, WhatsApp ou e-mail. Entre em contato com a gente para saber mais.