Como garantir a segurança de dados em viagens corporativas
A preocupação de empresas com segurança de dados cresce cada vez mais. De acordo com um levantamento global do Índice de Segurança da Unisys, as empresas estão 50% mais atentas às medidas de segurança em comparação a 2009. As preocupações vão de roubo de documentos, vazamento de dados por bancos e entrada de vírus em computadores e smartphones e segurança de dados em viagens corporativas.
O investimento em segurança de dados cresceu tanto que já está no topo da lista das preocupações dos decisores de T.I., com 47%. Implementação de inteligência artificial (AI) e machine learning que otimizam experiências de clientes está logo abaixo, com 40%.
Manter a segurança de dados em viagens corporativas é essencial para proteger sua empresa e também os funcionários, evitando roubos de número e fraudes. Investir em pesquisas nessa área é fundamental para grandes e pequenas empresas, mas não basta apostar tudo na equipe de T.I., é necessário alertar seus funcionários sobre os riscos e medidas.
Como garantir a segurança de dados em viagens corporativas
1. Evite se conectar em redes públicas de wi-fi
Em qualquer viagem corporativa é comum que algumas partes do trabalho sejam feitas remotamente, através de computadores ou smartphones. Porém, assuntos relativos a trabalho devem permanecer confidenciais.
Para evitar vazamentos de informações, o ideal é optar por não utilizar wi-fi liberado no aeroporto ou outros locais públicos. Caso isso não seja possível, utilize o VPN, software que protege o dispositivo através da criptografia. Converse com a área de T.I. da sua empresa para saber mais.
2. Atualize o antivírus com frequência
Parece simples, mas muitas pessoas não mantêm seus antivírus atualizados e abrem brechas para vazamento de dados. Utilize um bom antivírus tanto em computadores e notebook quanto no seu smartphone.
Caso o aplicativo detecte algum risco, altere todas as senhas para níveis de dificuldade maiores. Mais uma vez o setor de T.I. da empresa será essencial para garantir a segurança de dados em viagens corporativas.
3. Organize workshops em sua empresa para falar sobre segurança de dados em viagens corporativas
O primeiro passo é repassar as informações mais importantes aos gestores, mas, para garantir a segurança de dados em viagens corporativas da melhor forma, todos os colaboradores precisam estar atentos às instruções.
Porém, a realidade ainda não é essa: um estudo da Kaspersky Lab mostra que apenas um décimo dos funcionários conhecem as regras e políticas de cyber segurança de suas empresas. 24% dos profissionais acreditam, ainda, que não há qualquer política do gênero onde trabalham.
Esses números reforçam a necessidade de workshops para todos os colaboradores explicando em detalhes quais são as políticas da empresa e como os funcionários podem colaborar com a segurança de dados em viagens corporativas.
Gostou das dicas? Cadastre-se aqui no nosso site para não perder nenhum texto sobre tecnologia, gestão, eventos e outros assuntos relativos a viagens corporativas.