Principais tipos de remuneração das TMCs

Cada vez mais empresas brasileiras estão realizando viagens corporativas por diversas razões, seja reuniões, venda de serviços, especialização de funcionários, viagens de incentivo, entre outros. Para ajudar nesse crescente mercado, as empresas podem contar com a ajuda de uma Travel Management Company (TMC). Elas oferecem facilidades e cuidam da sua viagem corporativa, mas para escolher a sua, é importante saber quais são os principais tipos de remuneração das TMCs.

Em 2018, o mercado de viagens corporativas cresceu 11,9% em relação a 2017, e a tendência desse número é aumentar cada vez mais. Com isso, se torna uma tarefa difícil as empresas organizarem tudo sem a ajuda de uma agência de viagens. Antes de contratar, é importante entender qual é o melhor tipo de fee para sua empresa.

Quais são os tipos de remuneração das TMCs

A escolha certa do tipo de fee (forma de remuneração de viagens corporativas) pode ajudar sua empresa a economizar gastos e trazer benefícios para ambos os lados. Saiba quais são os principais.

Transaction fee

Também conhecida como taxa por transação, esse tipo de fee é pago pelo cliente de acordo com o tipo de serviço prestado em um determinado período. Essa taxa pode variar de acordo com a empresa contratante e o volume de serviços requisitados.

Esse modelo de fee é um dos tipos de remuneração das TMCs mais comuns e costuma ser vantajoso para a empresa que está contratando.

Flat fee

O flat fee é uma taxa fixa, mais comum entre empresas que possuem uma grande demanda de serviços para as agências. Apesar de também ser baseada nas demandas da empresa, o valor a ser pago para a agência é fixo e mensal.

Esse é um dos tipos de remuneração das TMCs que mais compensa para empresas que fazem muitas viagens corporativas, pois não é necessário pagar um fee extra se a demanda de serviços aumentar.

Success fee

Essa é uma taxa de desempenho e é um dos tipos de remuneração das TMCs que vem crescendo e tomando força aqui no Brasil.

Esse tipo de cobrança estabelece uma meta para a agência, como redução de gastos, por exemplo. Quando elas são alcançadas, a TMC recebe um bônus do cliente. Contratos com success fee costumam possuir duas partes: a de custos diretos e indiretos e a de definição de KPIs.

Mixed fee

Como o nome sugere, esse é um tipo de taxa mista, que combina dois modelos de fee. É comum que em um dos modelos sejam aplicados os custos diretos e, em outro, os indiretos. Mais um fee é pago para cada transação realizada.

Management fee

Nesse tipo de fee, que é uma taxa da administração por percentual, todos os custos (diretos e indiretos) são pagos pelo cliente contratante da agência. Além disso, há a taxa de gerenciamento. Porém, as receitas que forem geradas são repassadas para a empresa.

Para saber detalhes sobre cada fee e decidir o melhor para sua empresa, entre em contato conosco!