Três passos para definir um diretório de hotéis para a sua empresa
Em nosso artigo anterior, abordamos a importância e os benefícios de ter um diretório de hotéis para a gestão das viagens da sua empresa. Agora, abordaremos as etapas necessárias para criar esse diretório essencial para sua empresa! Confira os passos:
1 – Estimar a necessidade de uso conforme projetos ou perfil de viagens da empresa.
O ponto de partida é ter clareza sobre o objetivo das viagens, a rotina de trabalho a ser realizada em cada local, o perfil do viajante, a frequência de uso e outras características importantes que servirão de base para avaliar as opções disponíveis. O envolvimento dos viajantes ou gestores nesse processo é essencial para entender a realidade do que realmente é necessário para estabelecer uma política de viagens estável. Consequentemente, dedique-se a avaliar a situação de trabalho e as necessidades de cada viajante corporativo.
Por exemplo, se a empresa tem uma fábrica em uma cidade e a equipe de manutenção precisa urgentemente atender uma avaria de uma máquina o que é necessário para atender esses viajantes? O hotel deveria ser perto da fábrica? Quais opções estão disponíveis nesta cidade-estado que estão? Por fim, estabelecer critérios de segmentação de acordo com os parâmetros de trabalho, o tipo de serviço oferecido, equilibrando as opções de acordo com as condições comerciais das tarifas, facilidades, categoria, etc.
2 – Envolva parceiros e principais viajantes
Sempre que possível, opte por envolver os parceiros e viajantes na construção do diretório. Por exemplo, uma agência de viagens pode ajudar a definir os melhores fornecedores devido ao grande volume de transações que costuma gerir e tem acesso aos feedbacks recebidos de outros viajantes e gestores. Dentro de sua organização, sempre inclua em sua definição alguém que tenha viajado de fato e que possa dar dicas de fornecedores, experiências e outras observações relevantes.
3 – Não defina o valor da tarifa como o item mais importante para o diretório
Um grande desafio na elaboração de um diretório de hotéis é não considerar apenas o valor da tarifa como requisito ao definir aqueles fornecedores que farão parte da lista. Confiar no preço do fornecedor como base única e exclusiva para a seleção resulta em baixa conformidade e níveis muito altos de insatisfação.
Portanto, a combinação de fatores precisa ser clara. Veja as condições comerciais de tarifa, mas também a experiência do viajante. Lembre-se sempre de equilibrar as necessidades dos viajantes, considerando outros aspectos, como qualidade do serviço, perfil do usuário, localização e etc.
Gostou destas dicas? Já entende como um diretório de hotéis pode afetar a política de viagens da sua empresa? Temos uma equipe de profissionais prontos para atender todas as expectativas e tornar a gestão de viagens da sua empresa fácil e eficaz. Contate-nos agora!