Inteligência Artificial em viagens a negócios
Duas palavras que assustam muitas pessoas, mas podem economizar tempo de planejamento e facilitar seu trabalho: Inteligência Artificial. Essa já é uma realidade de muitos negócios e está cada vez mais presente no cotidiano de todos. Adotar as facilidades da inteligência artificial em viagens a negócios torna o processo muito mais organizado e eficiente.
Esse é o século das facilidades tecnológicas, que evoluem mais a cada ano, trazendo mais comodidade para seus usuários e oferecendo uma experiência única e personalizada. Por que não aproveitar isso?
Mas o que é a Inteligência Artificial?
Uma pesquisa da 4ª edição do Egencia Business Travel and Technology Survey mostrou que viajantes de negócios estadunidenses possuem certo receio em relação à inteligência artificial em viagens a negócios. Apenas 55% dos entrevistados afirmaram acreditar que os avanços da IA podem melhorar suas experiências de viagens, mas, ao mesmo tempo, 66% deles gostariam de fazer suas reservas em qualquer dispositivo (incluindo smartphones). Essa informação levanta o questionamento: as pessoas realmente sabem do que se trata a inteligência artificial?
Há, ainda hoje, a impressão de que a inteligência artificial está relacionada a robôs. O que de certa forma não está errado, mas esses robôs não possuem a forma que vimos em filmes de ficção científica. O uso dos chatbots, por exemplo, é muito comum em companhias aéreas e nada mais é do que um atendimento feito de forma automática, porém muito rápida e assertiva, que facilita o processo de booking e ainda coleta dados que melhoram sua experiência.
O uso da inteligência artificial em viagens a negócios aumenta a eficiência do planejamento, diminui os custos e melhora a experiência do cliente. Hoje em dia, por exemplo, é possível rastrear os pagamentos para evitar taxas e custos adicionais, além de seguir as políticas de compliance de forma muito mais efetiva. A utilização da inteligência artificial permite um contato mais fácil com o responsável por reservas e compras para lembrá-lo das políticas da empresa, caso seja necessário, e evitar gastos extras e imprevistos durante a viagem.
A inteligência artificial em viagens a negócios permite um atendimento mais personalizado
Um dos meios de fazer isso é através das redes sociais. Há várias ferramentas que mensuram os sentimentos dos usuários em relação a tópicos específicos e é possível rastrear o que um cliente está falando sobre sua experiência na viagem, como atrasos de voos ou más experiências em quartos de hotel. Com isso, a marca consegue se comunicar com o cliente e oferecer uma experiência diferenciada de atendimento.
Sempre que um viajante entra em contato com o hotel ou companhia aérea através de seu smartphone, o aplicativo ou canal consegue recolher seus dados e analisar seu perfil e quais são suas necessidades de atenção em um tempo hábil, que não seria possível com o atendimento humano. Assim, a marca consegue atender as expectativas do cliente e solucionar seus problemas com mais rapidez e eficiência.
As facilidades da inteligência artificial em viagens a negócios não chegaram para substituir o trabalho físico de pessoas, mas sim para ajuda-las a melhorar cada vez mais a experiência do consumidor.
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