Almoços pelo mundo – Parte I
Quem costuma viajar muito a trabalho percebe que é essencial saber pelo menos o básico da cultura daquela cidade, estado ou país para conduzir reuniões com profissionalismo e respeito. As regras de etiqueta mudam de lugar para lugar, assim como o jeito de se vestir e de comer. No Brasil, por exemplo, atrasos são mais comuns e praticados com frequência, mas esse é um costume imperdoável em outros locais. Saber como são os almoços pelo mundo é um dos pontos de partida para se dar bem em sua viagem de negócios.
Nós já falamos aqui no nosso blog sobre os diferentes cafés da manhã. Nos Estados Unidos, por exemplo, é comum consumir bacon e ovos fritos pela manhã. Já na inglaterra, é possível até achar feijões nos cardápios de desjejum. Agora é hora de saber como é a principal refeição do dia em diferentes países.
Como são os almoços pelo mundo
1) China
Nós já conhecemos um pouco da comida chinesa aqui no Brasil, mas ela vai muito além do yakissoba. Dependendo da região, há alguns tipos de carnes que podem ser consideradas exóticas no Brasil, como pato, guaxinim, serpente, lagarto e até escorpião.
Há muitos pratos refogados e fritos e que levam arroz ou massa. Quando se come em grandes grupos, é comum que os chineses peçam muitos pratos, que são feitos na hora em uma chapa.
2) Estados Unidos da América
Em muitos empregos nos Estados Unidos, não há uma pausa longa para o almoço. É comum ver os norte-americanos comendo rápido e com pressa. Uma pesquisa da empresa Edenred mostrou que 51% dos estadunidenses tiram entre 15 e 30 minutos para almoçar e apenas 3% demoram mais de 45 minutos.
Por isso, o almoço dos Estados Unidos da América costuma ser simples e fácil de comer. Não é à toa que os fast foods sejam tão populares no país. Hambúrgueres, pizzas e sanduíches são algumas das comidas mais comuns no almoço. Os que optam por comer algo mais saudável geralmente escolhem uma salada com molho.
3) Jamaica
A culinária da Jamaica possui influências de diversos países como Espanha, Inglaterra, Índia, China e alguns países da África.
O arroz é um dos alimentos mais comuns nas refeições na hora do almoço e o “Ackee com bacalhau” é um dos pratos jamaicanos mais tradicionais. O Ackee é uma fruta local que se assemelha ao guaraná. As comidas são bem temperadas e é comum encontrar carnes de porco e de frango.
4) Alemanha
As proteínas animais também são muito comuns na culinária alemã, que tem como principais alimentos a carne e as batatas.
Uma das comidas mais consumidos no país é a salsicha, que aparece na culinária de vários jeitos, cores e tamanhos. Alguns dos diferentes tipos são Bratwurst, Nürnberger Rostbratwürste, Weisswurst e Leberwurst.
Falando em nomes alemães de pratos com salsichas, a currywurst, salsicha picada temperada com curry, é praticamente um patrimônio cultural de Berlim.
5) Índia
O almoço indiano segue mais a linha brasileira: cheio de temperos e vegetais, colorido e bem condimentado. Cerca de 20 a 40% da população indiana é vegetariana, então há uma grande variedade de pratos sem proteína animal, como o Palak Paneer e o Vada Pav.
6) Argentina
Quais são as primeiras comidas que vem à cabeça quando pensamos na Argentina? Churrasco e empanadas, claro.
A culinária argentina é bem semelhante à brasileira no quesito carne de vaca no almoço. As empanadas geralmente são consumidas quando não há muito tempo para um almoço mais longo.
Ficou com vontade? Segue uma receita de empanada!
EMPANADAS
Ingredientes da massa:
- 115g de banha de porco
- 1 xícara de água
- 10g de sal refinado
- 500g de farinha de trigo
Preparo da massa:
Coloque a água em uma panela no fogão e deixe até que fique morna. Desligue o fogo, acrescente a banha e deixe derreter. Simultaneamente, coloque a farinha em uma bacia (peneire se preferir) e adicione a pitada de sal. Depois, adicione a mistura de água com a banha ainda quente. Amasse a mistura até formar uma massa lisa. Embrulhe-a num pano ou em um filme plástico e leve à geladeira para descansar até que a massa fique firme, o que vai levar entre 4 e 24 horas. Após o descanso, corte a massa em 12 porções, formando bolinhas do tamanho de uma ameixa pequena. Estique-as usando um rolo até ficarem com 13cm de diâmetro e 3mm de espessura aproximadamente e corte em discos. Empilhe-as, isso evita que a massa seque e que os discos grudem!
Ingredientes do recheio:
- 400g de carne moída (miolo de acém ou coxão mole)
- 400g de cebola picada em cubinhos
- 50g de banha de porco
- 50ml de azeite de oliva
- 1 folha de louro fresco
- 1 xícara (de café) de água quente
- ¾ de colher (de sopa) de cominho em pó
- ¾ de colher (de sopa) de páprica
- ¾ de colher (de sopa) de pimenta calabresa
- sal e pimenta do reino
- 4 talos de cebolinha cortada bem fina
- 2 ovos cozidos cortados em cubinhos (cozidos por 6 minutos a partir da água fervendo)
- 1 batata cozida cortada em cubos pequenos
- uvas passas (opcional)
Preparo do recheio:
Coloque a banha, o azeite e as cebolas em uma panela. Quando eles estiverem transparentes, acrescente o sal, o orégano e o louro. Cozinhe em fogo de médio para baixo. Depois, acrescente a páprica, o cominho e a pimenta calabresa. Misture sem deixar grudar no fundo.Em seguida, coloque a carne para cozinhar nessa mistura e deixe-a até que comece a mudar de cor. Então, acrescente a água fervendo e desligue o fogo. Experimente para corrigir o sal e a pimenta.
Coloque o recheio numa travessa, leve à geladeira e deixe por, no mínimo, 3 horas. Quando estiver frio, coloque por cima – sem mexer na carne – as cebolinhas, os ovos picados e as batatas cozidas.
Como rechear e assar a massa:
Pegue um disco de massa e coloque uma colher do recheio no centro da empanada. Para fechar o salgado, segure as bordas e aperte-as com os dedos, juntando uma pontinha de massa na outra. Forme uma espécie de renda na borda. Coloque as empanadas num recipiente próprio para forno, untado com óleo (pouco). Pincele as empanadas com gema de ovo misturada em leite (uma gema para uma xícara de leite) e polvilhe com açúcar (opcional). O forno deve estar muito quente. Asse por 10 minutos ou até ficarem bem douradas.
Gostou de saber mais sobre os almoços pelo mundo? Se inscreva no nosso blog para receber nossos posts em primeira mão e não perder a segunda parte!